23 Out. 2017 // 14 Out. 2018

RESENDE | EVOCAÇÃO A AUGUSTO ABREU

Casa-Atelier Júlio Resende

Pelas manhãs de domingo tinha uma visita ao atelier que se tornara um hábito. Recebia Augusto Abreu, o homem singular a tantos títulos, o homem a quem a minha vida de artista estava ligada. Dotado de uma perspicácia inultrapassável e de uma sólida cultura, era, segundo a minha opinião, o crítico por excelência...
De resto, a sua própria colecção era disso prova. Firmara-se entre nós uma amizade forte e essas manhãs tonificavam-me por inteiro. Diria que a minha obra foi surgindo, por muito tempo, sob o seu olhar vivo e exigente. Vinha aos domingos pela manhã deixando no ar a palavra com sabor a profecia...

Júlio Resende

Foi no período de 1924 a 1973 que Augusto Abreu geriu a Agência Abreu, fundada em 1840 por Bernardo Vieira de Abreu, com a qual Júlio Resende viria a colaborar.
Nos anos 60, o pintor realizava um fresco para a nova sede da empresa, na Av. dos Aliados, no Porto.
Até aos anos 60, Augusto Abreu formou uma importante colecção de arte em que Júlio Resende estava particularmente bem representado.
Os trabalhos presentes nesta exposição representam vários exemplos da obra gráfica de Júlio Resende ligada à Agência Abreu.
facebook Lugar do Desenho