04 Mar. 2018 // 17h

BARROCO FORA DE TEMPO | NEOMEZZO ENSEMBLE

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room | 2€

O Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende tem a honra de receber os Neomezzo Ensemble no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do Pintor Júlio Resende. A banda, constituída por Fernando Costa ao piano e por Ana Clérigo no violino, promete um concerto intimista e de interioridade musical.

“O Barroco Musical representa os afectos e sentimentos, num equilíbrio entre a razão e o sentimento. O Barroco faz apelo a todos os parâmetros musicais, como o ritmo, a tonalidade, a ornamentação melódica, como meio de ordenar e racionalizar a música. Aliás, Rameau considera que a música “… é uma ciência que deve dispor de regras muito definidas, o que, não se pode revelar sem a ajuda das matemáticas…”. A Música passa a ser exuberante, muito ornamentada, rica nos contrastes, muito virtuosística, explorando as possibilidades do instrumento musical.
Utilizar o piano e o violino, numa relação próxima, tanto mais, que são instrumentos que foram aperfeiçoados no final do barroco, ou, já, no século XIX, a partir do que ganham dimensão e brilho — o bandolim (violino barroco) e o cravo eram os predominantes — é dar a conhecer as potencialidades daqueles instrumentos, nas obras mais conhecidas do barroco musical, relevando linhas melódico-rítmicas graves e agudas, provocando polirritmias estranhas, mas ao mesmo tempo, prenhes de intimismo e interioridade musical.
Dar a conhecer ao grande público, compositores e obras, como concertos, adágios, suites, prelúdios. Proceder a uma aproximação, mais directa, entre obra musical e ouvinte, por um modo mais sedutor de se escutar obras barrocas, ou porque, o piano e o violino o permitem, ou então, porque se transforma o evento, numa circunstância feliz e atraente. Recria-se o barroco, fora do seu tempo, mas permanecendo no tempo, como uma feliz circunstância musical.”

Neomezzo Ensemble

facebook Lugar do Desenho