30 Mai. 2018 // 31 Ago. 2018

JÚLIO RESENDE: ARTE E JUSTIÇA — A RELAÇÃO COM A CIDADE

Tribunal da Relação do Porto

R. Campo dos Mártires da Pátria, 4099
4050-076 Porto
Segunda a Sábado:
09:00 | 17:00
Encerra:
 Domingo


Desde a sua criação, em 1993, e a inauguração das suas instalações, em 1997, que o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende se dedica ao estudo, à preservação e à difusão do vasto acervo de desenhos do artista. As atividades culturais e educativas que a Fundação tem desenvolvido estimulam uma leitura aberta do Desenho e uma reflexão multidisciplinar sobre a sua prática. Este ano, a Fundação está a celebrar o Centenário de Nascimento de Júlio Resende, através de um vasto programa de exposições temporárias, em que se integra esta iniciativa no Tribunal da Relação do Porto, para onde Júlio Resende realizou um painel a fresco.

A exposição divide-se em dois núcleos: um que dará a conhecer a produção do artista para tribunais portugueses e que é parte de um signficativo corpo de trabalhos instalados em espaços de fruição pública; outro que assinala a estreita relação entre a sua obra e a cidade do Porto. Será mais uma oportunidade para aprofundar o conhecimento de facetas particulares da sua criação. Rever Júlio Resende é rever uma obra que resume a arte do século XX. É urgente repensá-la e reenquadrá-la na História da arte moderna e contemporânea. O Centenário de Nascimento do Pintor é o momento certo para esta ação.

Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende


Constitui um momento muito honroso para o Tribunal da Relação do Porto e para todos os seus Juízes Desembargadores esta iniciativa de homenagem ao Pintor Júlio Resende, por ocasião das comemorações do Centenário do seu nascimento, por ser muito merecida, justa e sentida. Integrada no Ciclo de eventos culturais e Conferências “A Relação com a Cidade” e em articulação de vontades e esforços com o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende, pretende-se proclamar o Humanismo do Mestre Júlio Resende, os seus ideais de Liberdade, a sua Arte e a sua Ética, a marca indelével do Génio do Pintor na segunda metade do século XX, em particular no espectro Cultural da Cidade do Porto.
Evidenciam-se muito especialmente os seus Ideais de Liberdade e Igualdade e a sua Relação íntima com a Justiça, tão sublimemente retratados nas Magníficas Obras que o mesmo realizou em diversos Palácios da Justiça do País, assim como a sua relação com a cidade do Porto, com a exposição de diversos originais do Pintor, em particular sobre a Ribeira.

Para além da homenagem, pretende-se ainda afirmar cada vez mais o Tribunal da Relação como uma entidade de Cultura, integrada na rede cultural da cidade do Porto, abrindo as suas portas à Cidade e ao País e a todos os cidadãos que o queiram visitar.
Desejando-se também prestigiar os Tribunais e a Justiça.
Os nossos sinceros agradecimentos ao Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende, com Amizade.

Dr. Nuno Ataíde
Juíz Desembargador e Presidente do Tribunal da Relação do Porto


Fotografias por Fátima Carvalho
facebook Lugar do Desenho