09 Fev // 23 Mar 2019

PEDRO MAIA - DESENHOS DA ÍNDIA

Sala de Exposições Temporárias

Desenhos da Índia é uma exposição de Desenho de Pedro Maia onde são apresentados cerca de 170 desenhos, uma seleção do trabalho realizado na Índia entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 no âmbito duma investigação de Pós-doutoramento que teve o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da Fundação Ciência e Tecnologia.

Este trabalho visou essencialmente testar a eficácia e possibilidades da câmara clara, um dispositivo de desenho muito utilizado do início do século XIX até à descoberta do processo fotográfico. Na exposição estão presentes diferentes temas de desenho, desde a representação de templos, edificações e de cidades até à representação de diferentes elementos da paisagem natural, cobrindo várias cidades de regiões como Maharashtra, Goa, Rajastão, Punjabi e Karnataka.

Pedro Maia é artista plástico, investigador e Professor Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Professor Associado e Coordenador da área Científica de Desenho do Departamento de Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto. A sua principal área de investigação académica está relacionada com o uso de dispositivos de captura no desenho e ao
nível das artes plásticas tem desenvolvido e exposto trabalho nos últimos trinta anos ao nível da pintura, desenho, instalação, fotografia e vídeo.

A exposição inaugura a 09 de fevereiro às 16:00 e estará patente até dia 23 de março.




facebook Lugar do Desenho