30 Mar // 08 Mai 2019

CONCEIÇÃO ABREU — AMONG THE LINES

Sala 3 Hiscox

Nesta exposição, Conceição Abreu recria a ação de tecer de Penélope resultante dos seus mitemas: a espera, a métis e a tecitura.

Nesse processo criativo a que a artista deu o nome de entretecimento, as obras são realidades isoladas e formas sensíveis que se constituem como tecituras criadas a partir da sensação e da perceção. São resíduos materiais dos movimentos que acontecem na possibilidade de criar uma experiência subjetiva e um espaço relacional entre si mesma, o outro e o mundo. Desse movimento resulta um conhecimento incorporado — num entendimento de que conhecer, viver e fazer não são coisas separadas, mas que se constituem na sua reciprocidade.

A prática de Conceição Abreu realiza-se como experiência estética, no sentido em que objetiva dar visibilidade e acesso a novas configurações de um mundo comum, assim como modos de produção de conhecimento. Isto, intrinsecamente, constitui o seu trabalho artístico como atividade micropolítica derivado do desejo de atuação como criação de narrativas próprias e / ou alternativas sobre a realidade percebida.

Conceição Abreu, doutorada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nasceu em S. Martinho (Sintra) em 1961 e é representada pela Galeria Caroline Pàges desde 2007.

A exposição ficará patente até 08 maio 2019.

facebook Lugar do Desenho