08 // 21 Jun 2019

PROJEÇÕES 2019 — O DESENHO NA FBAUP

Sala de Exposições Temporárias

"Projeções" é uma iniciativa anual conjunta do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Com início em 2011 este ciclo de exposições tem vindo a mostrar uma seleção de trabalhos de estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas realizados no âmbito da disciplina de Práticas do Desenho.

Esta disciplina de opção é, entre as muitas disciplinas de Desenho oferecidas nas Licenciaturas da FBAUP, a única que, de facto, permite aos seus estudantes a definição de uma proposta pessoal de trabalho totalmente livre em regime de estúdio e de acordo com os interesses de cada um, cruzando o Desenho com diferentes áreas artísticas inerentes aos três ramos de especialização, nomeadamente a Escultura, a Multimédia e a Pintura bem como outras disciplinas e áreas de saber. Consequentemente o Desenho pode ser entendido não apenas como uma ferramenta transversal a diferentes áreas como, simultaneamente, uma atividade autónoma em termos investigação artística.

Por esta razão, nesta edição de 2019, tal como nas subsequentes, tem-nos interessado sempre poder mostrar, uma grande variedade de abordagens, cruzadas com outras tecnologias e saberes da prática artística que permitam pensar o Desenho nas suas múltiplas possibilidades e configurações. Vamos então por isso poder encontrar nesta exposição linguagens muito diversas, desde a utilização de técnicas e processos tradicionais, narrativas visuais, ilustração e animação, abordagens de carácter experimental, técnicas de reprodução, impressão e transferência de imagens, programação de dispositivos mecânicos de desenho, utilização de gadgets informáticos até à implementação da fotografia, do vídeo e processos de apropriação e reutilização de imagens. Aliás, um aspeto que nos parece relevante sublinhar relativamente a algumas das abordagens presentes nesta exposição, e que ao longo dos últimos anos tem sido possível constatar como uma tendência crescente no Desenho, é a implementação de procedimentos, sejam eles manuais ou tecnológicos, em que há uma negação ou um desinteresse pela marca de quem atua, das suas idiossincrasias expressivas, em favor duma maior automatizaçãodo desenho no que diz respeito aos processos implementados, mesmo que através da apropriação de formas e linguagens provenientes de outros universos que não as de cada autor.

Pedro Maia, Porto, Junho de 2019


Participantes:
A Castellana
Aleksandra Nenko
Ana Flávia Garcia
Ana Rita Ferreira
André Gomes
Antão Costa e Almeida
Carina Corso
Carmen Hernandez
Carmen Piñero
Catarina Dias
Catarina Farhat
Catarina Lucas
Catarina Pica
David Carvalho
Francisco Oliveira
Helena Rodrigues
Inês de Almeida da Gama
Joana Oliveira
Magdalena Rest
Mancini Ginevra
Miguel Teodoro
Nuno Ferreira
Raquel Almeida
Tincho
Xavier


facebook Lugar do Desenho