29 Jun // 27 Jul 2019

JOANA PATRÃO — DESENHO NATURAL. A ÁGUA FLUI NA LINHA

Sala 3 Hiscox

De uma ideia de confluência entre o ato de desenhar o mar e a incorporação da sua fluidez surge a presente exposição. É a identificação da linha com a fluidez da água, a perceção dos veios da rocha como linhas desenhadas ao longo da fluidez do tempo. É também o reconhecimento do corpo e, por consequência, do gesto e das suas instabilidades, como partes integrantes de um discurso natural.

Abordando dois meios de encontro com o mar, a exposição adota também duas vias, evocando diferentes temporalidades. Por um lado, apresenta a tentativa de correspondência da linha desenhada com a ondulação, num exercício háptico que requer a presença do mar. Por outro, propõe a ideia de construção de um mar autónomo, ditado pelo compromisso de desenhar um mar-diário.

Esta exposição propõe dar acesso a este processo de diálogo com o mar, com exercícios vários de encontro, com fragmentos de pensamentos e, por fim, com a materialização de um mar, construído através da linguagem do desenho.

SOBRE A ARTISTA
A investigação artística de Joana Patrão tem vindo a debruçar-se no estudo da Paisagem enquanto processo — de encontro natural a construção simbólica. Novas paisagens enquanto propostas artísticas desenvolvem-se na mediação entre discursos naturais e um processo de interiorização, especulação imagética posterior.

A exposição inaugura a 29 de Junho (sábado) às 16:00.




facebook Lugar do Desenho