14 // 28 Set 2019

TRIBUTO — HELENA ALMEIDA E AS CORES DE RESENDE

Sala de Exposições Temporárias

Esta exposição, organizada pela Escola Secundária de Gondomar, em parceria com a Fundação Júlio Resende, consta de um tributo à artista Helena Almeida e de uma homenagem ao pintor Júlio Resende. No que diz respeito a Helena Almeida, o projeto partiu da análise de uma série de obras da artista e posterior realização de fotografias. Quanto a Júlio Resende, os alunos expressaram, com recurso a diversos meios, ideias e sentimentos provocados através da observação de obras do pintor.

Deste modo, os alunos trabalharam, numa dimensão performativa, a inscrição do corpo na prática artística e a rejeição do limite físico da tela/papel, recorrendo a uma paleta de cores expressiva e ao gestualismo desprovido de preconceitos; criaram-se assim espaços habitados, como se fossem extensões do corpo, onde a realidade e a representação se confrontam, onde se explora a relação entre a vida emocional interior e a imagem visível exterior, entre o figurativo e o abstrato, num diálogo entre as técnicas e experiências de Helena Almeida e de Júlio Resende.

Paralelamente a este projeto, com o apoio da Fundação Júlio Resende, os alunos desenvolveram um conjunto de atividades de animação no âmbito do Serviço Educativo, com diversos intervenientes, recorrendo à articulação vertical de atividades, Bibliotecas AEG1 e docentes dos diferentes níveis de ensino, criando jogos e atividades com recurso a textos, pinturas, peças de teatro, vídeo, entre outros registos.


PARTICIPANTES

Turmas do 11.º ano dos cursos profissionais de Turismo Ambiental e Rural e de Animação e Turismo da Escola Secundária de Gondomar.


ORGANIZAÇÃO
Escola Secundária de Gondomar
Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende

A exposição inaugura a 14 de setembro (sábado) às 16:00.

facebook Lugar do Desenho