30 Out. 2019//25 Jan. 2020

Visita Privada — A Coleção de Desenho do Escultor José Rodrigues

Sala de Exposições Temporárias

Com esta exposição da Coleção de Desenho do Escultor José Rodrigues (1936-2016), o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende dá início a uma série de iniciativas em que se apresentam coleções de desenho constituídas em Portugal, por artistas e instituições. Em cada exposição visitaremos a coleção, a reserva ou o arquivo de um colecionador e teremos acesso, não apenas às peças reunidas e ao espaço dos seus interesses, mas também ao território do desenho e das suas possibilidades.

No primeiro momento desta série apresenta-se uma escolha de peças da coleção formada pelo Escultor José Rodrigues. Num caminho que começa com António Carneiro (1872-1930) e termina com António Olaio (1963), foi privilegiado o desenho do século XX. O percurso é longo, heterogéneo e representativo das propostas que esta prática explorou e das condições que assumiu, desde as variantes instrumentais e processuais, à construção de linguagens e à afirmação de um corpo material e conceptual.

Do conjunto dos trabalhos que interessaram ao escultor, há alguns de Júlio Resende que, num certo sentido, regressam à origem, ao lugar criado e habitado por este artista. Finalmente, três obras de José Rodrigues sinalizam a condição peculiar deste colecionador-artista que também produziu uma vasta obra de desenho.

A inauguração terá lugar a 30 outubro (quarta-feira) pelas 18:30.

ORGANIZAÇÃO
Lugar do Desenho —Fundação Júlio Resende
Fundação Escultor José Rodrigues

CURADORIA
Laura Castro, com a colaboração de Ágata Rodrigues

facebook Lugar do Desenho