30 Out.//30 Nov. 2019

Reserva Imaginada

Sala 3 Hiscox

Artistas: Cláudia Amandi Conceição Abreu, Emílio Remelhe, Graciela Machado, Jorge Marques, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel B. Duarte, Nuno Sousa, Pedro Maia, Rui Neto, Sílvia Simões, Telmo Castro, Vasco Cardoso e Vítor Silva.

A exposição reúne desenhos concebidos para obras que nunca foram realizadas. Nas notas, diagramas e ilustrações expostas, as Reservas Imaginadas são um exercício de especulação e imaginação sobre o que poderia ter sido estas obras além do desenho que as pensou. Há uma enorme desproporção entre as obras que estão expostas em museus e aquelas que ficam guardadas nas reservas.

Como um iceberg, uma pequena parte visível só existe acima da linha de água porque uma enorme massa invisível a sustenta. Há uma desproporção ainda maior entre as obras existentes nas salas visíveis e nas reservas, e todas aquelas que foram pensadas, desejadas e planeadas, mas nunca foram realmente produzidas. Esta exposição é, por isso, um paradoxo: pretende tornar visíveis obras que foram pensadas mas nunca foram concretizadas, seja porque eram impossíveis, porque o interesse que as animou no início foi esmorecendo, porque foram recusadas ou outra razão que as tenha retirado do domínio do visível.

A inauguração terá lugar a 30 outubro (quarta-feira) pelas 18:30.

ORGANIZAÇÃO
Lugar do Desenho —Fundação Júlio Resende

COORDENAÇÃO
Paulo Luís Almeida

facebook Lugar do Desenho