14 dez 2019 // 08 fev 2020

DAVID LOPES — IMAGENS QUE NÃO SERVEM PARA VER

Sala 3 Hiscox

A Fundação Júlio Resende recebe a primeira exposição individual de David Lopes, "Imagens que não servem para ver". A inauguração tem lugar no próximo sábado, 14 de dezembro 2019, às 16:00, na Sala 3 Hiscox.

Algumas imagens materializam-se em constrangimento. Imagens desfocadas ou imagens corrompidas, por exemplo, convêm a sensação de presença de um objecto que pode estar invisível à compreensão do olhar. Uma imagem deste tipo retém a qualidade do mistério, do objecto que se afasta e das coisas que não têm representação. Os arquivos de astronomia estão povoados por este tipo de imagens; fotografias de estrelas capturadas à distância, borrões de luz em vácuo negro. Os objectos apresentados nesta sala contam pequenas narrativas sobre a exploração espacial moderna e o nascimento da astronomia como ciência; fazem uso da insuficiência visual como um limite estético para conhecer o mundo.

David Lopes é mestre em Desenho e Técnicas de Impressão (FBAUP, 2018) e licenciado em Artes Plásticas, Pintura (FBAUP, 2016). Interessado pela área da gravura, realizou no início deste ano, um estágio profissional no estúdio de impressão para arte contemporânea no Bethanien (Kunst Quartier Center) em Berlim. O seu trabalho recebeu recentemente uma menção honrosa no concurso KoMask vzw, "Masters of Printmaking 2019", na Antuérpia, Bélgica. Expõe regularmente o seu trabalho artístico desde 2015.





facebook Lugar do Desenho