January 4, 2020 (Saturday) // 16:00

RECITAL — MARIANA LOPES

Sala de Exposições Temporárias | 2€

A Fundação Júlio Resende convida para o Recital de Mariana Lopes, a ter lugar a 4 de janeiro 2020 (sábado), às 16:00, na Sala de Exposições Temporárias. A violinista será acompanhada ao piano por Nadiia Kolesnyk que também interpretará um tema a solo. O recital conta ainda com a participação especial de José Duarte ao piano.

José Duarte (Piano)
   Clementi — Gradus ad Parnassum: Estudo n.º 26
   Brahms — Intermezzo opus 118 n.º 1
   Czerny — Estudo opus 299 n.º 34

Nadiia Kolesnyk (Piano)
   Grieg — Sonata para Piano opus 7 em Mi menor

Mariana Lopes (Violino)
   Beethoven — 1.º andamento do concerto para violino
   Mozart — 1.º andamento do concerto n.º 5

Bilhete: 2€
Lugares sujeitos à lotação da sala

MARIANA LOPES
Natural da freguesia de Fânzeres, concelho de Gondomar, ingressou no Conservatório de Música do Porto em 2007, na Classe de Violino, da Professora Emília Vangelova.
Após conclusão, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Bin Chao, onde atualmente frequenta o 3.º ano da Licenciatura de Execução em Violino.
Foi premiada em concursos internos do Conservatório de Música do Porto. Participou em vários masterclasses com Eliot Lawson, Zófia Wóycicka, Sergey Arutyunyan, tendo sido sempre selecionada para os concertos finais. Atuou em audições a solo, recitais e estágios de orquestra, destacando-se o estágio de Orquestra dirigido pelo Maestro Tamás Vásary e Masterclass com Geza Kapás, realizado na “University of Debrecen Faculty of Music”, na Húngria. Já atuou em várias salas do País e em diversos projetos: Europarque, Coliseu do Porto, Museu Soares dos Reis, Museu Romântico, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Aula Magna, Teatro Rivoli. Participou também em gravações no Atlantic Blue Studios e na Antena 2.

NADIIA KOLESNYK
Nadiia Kolesnyk começou os seus estudos musicais com 6 anos de idade na Escola de Música de Alemdar Karamanov (Simferopol, Ucrania) concluindo 8 anos de Piano. Em 2012 entrou para o Conservatório de Música do Porto na classe de Piano da Professora Rosgard Lingardsson. Em 2016 entrou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) em Piano, concluindo três anos de licenciatura na classe do professor Constantin Sandu. Em 2017 fez um semestre de ERASMUS na Polónia (Varsóvia) na Universidade de música do F. Chopin na classe do Professor Pawel Kaminsky. Tem atuado em vários concertos e festivais a solo e conjunto em Portugal, Itália e Polonia entre os quais se destacam: “Piano Porto 2015”, “Internacional Piano music Festival” (Regalbuto, 2015)”, “Piano Porto 2017”, “Nowy Świat Muzyki" (Varsóvia, 2018) e vários recitais no Conservatório de Música do Porto. Participou em Masterclasses com a Madalena Soveral, Francesco Nicolosi, Paulo Oliveira, Massimiliano Valenti, Fernando Punchol e Fausto Neves. Foi laureada em concursos de piano: “Marília Rocha” de 2012 (3.º Prémio), Concurso “VIII Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso” de 2016 (2.º Prémio), Concurso Internacional de Música “Paços Premium” de 2017 (3.º Prémio). Atualmente está no 2.º ano de Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro com a especialização em Piano.

JOSÉ DUARTE
José Duarte Sousa Cardoso Freitas, nascido a 21 de agosto 2006, natural da freguesia de Fânzeres, concelho Gondomar. Iniciou os seus estudos musicais em piano aos seis anos de idade no Conservatório de Música do Porto (CMP) com professor Jorge Moreira. Prosseguiu estudos com o professor Davorin Dolinsek e mais tarde com a professora Teresa Xavier. Participou no Masterclasse de Piano com a professora Sofia Lourenço. Em 2013 teve a sua primeira participação no Concurso Interno de Piano do CMP no qual obteve uma Menção Honrosa. Em 2015 e 2016 tocou na Casa da Música no âmbito da atividade “Teclistas para Dona Helena”. Participou na primeira maratona de piano de 24h em Portugal — Piano Porto 2015. Em 2017 participou no Concurso Interno de piano do CMP e Concurso Nacional Cidade de Gaia — Guitarra e Piano nos quais obteve Menção Honrosa e no evento Piano Porto 2017. Em 2019 participou no Concurso Nacional Canto, Guitarra e Piano Cidade de Gaia e obteve o 2.º lugar ex aequo e participou no Concurso de Piano de Oeiras onde obteve o 1.º lugar. Atualmente prossegue estudos na classe do professor Eduardo Resende no CMP.



facebook Lugar do Desenho