04 out 2020 // 10 jan 2021

VISITA PRIVADA - AMIGOS DE JÚLIO RESENDE

Sala de Exposições Temporárias

Com esta exposição Amigos de Júlio Resende, o Lugar do Desenho dá continuidade a uma série de iniciativas em que possibilita a visita privada a coleções portuguesas de instituições e de particulares. Em cada exposição visitaremos a coleção, a reserva ou o arquivo de um colecionador e teremos acesso, não apenas às peças reunidas e ao espaço dos seus interesses, mas também ao campo do desenho nas suas múltiplas formulações.
No segundo momento desta série apresenta-se uma escolha de obras reunidas por Júlio Resende ao longo da sua vida, assinadas pelos seus amigos artistas. Trata-se de uma pequena parte das peças que pertenceram ao pintor, entretanto incorporadas no espólio do Lugar do Desenho. A estes trabalhos juntam-se outros que foram oferecidos à Fundação por artistas e amigos que aqui expuseram.
Júlio Resende não foi um colecionador, no sentido tradicional do termo, alguém interessado por uma determinada prática artística, um movimento ou um nome em particular que perseguisse de forma metódica. Não o foi, ainda, no sentido histórico da palavra, no que esta evoca de gabinetes e câmaras onde as obras de arte representassem o mundo cultural e artificial. Não o foi, finalmente, na vontade de posse traduzindo uma atitude compulsiva e um traço de personalidade. Júlio Resende tornou-se colecionador porque, no seu percurso como pintor, descobriu amigos que celebraram a sua amizade com a oferta de trabalhos que, direta ou indiretamente,
também narram as circunstâncias do encontro original.
Necessariamente eclético, o conjunto das obras agora exposto situa quem as ofereceu e quem as recebeu na cadência vertiginosa e dispar das manifestações artísticas proporcionadas pelo século XX. A escolha feita, alheada de critérios estéticos e racionais, não teve outra orientação que não fosse a da naturalidade própria da vida que ocorre. Mostrar estes desenhos e estas pinturas é uma forma de agradecer a generosidade dos artistas que as deixaram com o seu amigo Júilo Resende, e a generosidade deste pintor que as integrou no património do Lugar do Desenho, para fruição pública.

Laura Castro

Curadoria de LAURA CASTRO

Imprimir folha de sala

facebook Lugar do Desenho